GAL A TODO VAPOR
GAL COSTA
Gal Total – Caixa c/ 17 CDs Mercury/Universal
A caixa Gal Total, produzida e coordenada pelo jornalista e pesquisador Marcelo Fróes, reune os 15 discos gravados porGal Costa na Philips/PolyGram, hoje Universal Music, entre 1967 e 1983. Marca também a volta da cantora baiana à gravadora, por onde lançará novo álbum em 2011, com produção de Caetano Veloso. Os discos da caixa foram todos remasterizados. Acompanha um CD duplo, Divina, Maravilhosa, com raridades.
O primeiro disco é Domingo (1967), produzido por Dori Caymmi e gravado por ela e Caetano Veloso. Foi a estreia dos dois artistas. Alterna faixas nas vozes de um e outro, e três duetos: Coração Vagabundo, Domingo e Zabelê. Gal Costa (1969), produzido porMaonel Barenbein com arranjos de Rogério Duprat, Gilberto Gil e Lanny Gordin, pontua a psicodelia tropicalista da intérprete, com canções como Não identificado, Se Você Pensa e duetos com Gilberto Gil (Namorinho de Portão, Sebastiana) e Caetano Veloso (Que Pena,Baby). No mesmo ano sai Gal, com arranjos e direção musical deRogério Duprat e temas como Meu Nome é Gal, Cinema Olympia,País Tropical (participação de Caetano Veloso e Gilberto Gil) e The Empty Boat (com Jards Macalé). Legal )1970), produzido por Manoel Barenbein com arranjos de Lanny Gordin, Jards Macalé e Chiquinho de Moraes, tem um dos maiores sucessos gravados por Gal Costa, a canção London, London, feita por Caetano Veloso em pelo exílio, e Eu Sou Terrível, clássico de Roberto e Erasmo Carlos. Fa-Tal – Gal a Todo Vapor (1971), originalmente um LP duplo, foi gravado ao vivo e produzido por Roberto Menescal (o show teve direção de Wally Salomão). No repertório, releituras de Falsa Baiana,Charles Anjo 45, Sua Estupidez e Assum Preto, entre outras. É um dos discos mais bem sucedidos da carreira de Gal Costa.
Em 1972 foi lançado o polêmico (pela capa) Índia, que mostrava detalhes da privilegiada anatomia da cantora. A censura, então com todo o gás, proibiu que o trabalho saísse com aquela capa. Para evitar prejuízos com o material gráfico já impresso, a gravadora optou por vender o álbum envolto num plástico azul, o que aumentou ainda mais a curiosidade do público, acarretando numa grande vendagem. No repertório, temas como Desafinado, Índia e Presente Cotidiano. Foi produzido por Gilberto Gil, com arranjos de Rogério Duprat e Arthur Verocai. Cantar (1974), produzido por Caetano Veloso e Perinho Albuquerque, teve como destaques Lua, Lua, Lua, Lua, Canção Que Morre No Ar, Até Quem Sabe e Flor do Cerrado (dueto comCaetano). Em 1976 Gal Costa gravou seu primeiro disco temático, totalmente dedicado à obra de Dorival Caymmi. Gal Canta Caymmi, produzido por Perinho Albuquerque, teve arranjos dele e João Donato e canções como Vatapá, Só Louco (que fez enorme sucesso após ter sido utilizada como tema de abertura da novela O Casarão), Dois de Fevereiro e São Salvador. Caras & Bocas (1977), também produzido por Perinho Albuquerque com arranjos dele e Tomás Improta, teve como sucessos Tigresa e uma versão em português de Augusto de Campos para Solitude, de Duke Ellington. Em 1978 veio Água Viva, outra produção de Perinho Albuquerque, com canções como Olhos Verdes, Paula e Bebeto, Qual é, Baiana? e O Gosto do Amor (dueto comGonzaguinha).
O ano de 1979 marcou o início de uma fase de grande sucesso comercial na carreira da artista com Gal Tropical, produzido porGuilherme Araújo e Roberto Menescal. No repertório, sucessos comoNoites Cariocas, Estrada do Sol, Dez Anos, Força Estranha e principalmente Balancê. Aquarela do Brasil (1980) trazia somente canções de Ari Barroso, entre elas É Luxo Só, Camisa Amarela, Na Baixa do Sapateiro, Folha Morta, No Tabuleiro da Baiana (dueto com Caetano Veloso). Foi produzido por Roberto Menescal eGuilherme Araújo, com pesquisa de repertório a cargo de Paulo Tapajós. Fantasia (1981) é o disco de maior sucesso na carreira deGal Costa até hoje. Produzido por Mariozinho Rocha com arranjos de Lincoln Olivetti, Gilson Peranzzetta e Guto Graça Mello, teve como sucessos Festa do Interior, Faltando Um Pedaço, Meu Bem, Meu Mal(que foi tema da novela homônima), O Amor, Massa Real e Açaí (com participação do Roupa Nova). Em Estrela, Estrela, Gal conta com deslumbrantes dobras de voz a cargo de Zé Luiz Mazziotti. Minha Voz(1982) foi outro sucesso estrondoso. Produzido por Mariozinho Rochacom arranjos de Lincoln Olivetti, Gilson Peranzzetta, Eduardo Souto Neto e do grupo Roupa Nova, teve como destaquesLuz do Sol (que ela regravou para o filme Índia, a Filha do Sol), Azul, Dom de Iludir e Bloco do Prazer. Em 1983 veioBaby Gal, que marcou o encerramento do vínculo da cantora com a PolyGram (no ano seguinte ela se transferiu para aBMG Ariola). Seguramente um dos seus discos mais pop, também foi produzido por Mariozinho Rocha, hoje diretor musical da TV Globo. Como sucessos Rumba Louca, Mil Perdões, Sutis Diferenças, Eternamente e Baby (com participação do Roupa Nova).
O CD duplo Divina, Maravilhosa tem 28 gravações raras de Gal Costa, extraídas de discos de outros intérpretes, trilhas sonoras e projetos especiais. Entre elas Dadá Maria (dueto com o autor, Renato Teixeira, quando a cantora ainda se assinava Maria da Graça; a dupla defendeu a canção no Festival da TV Record de 1967), Você Não Entende Nada (de Caetano Veloso, lançada em compacto no ano de 1971), De Amor Eu Morrerei (Dominguinhos/Anastácia, de um compacto de 1974), Teco-Teco (Pereira da Costa/Milton Vilela, lançada em compacto de 1975), Modinha de Gabriela (de Dorival Caymmi, da trilha da novela Gabriela, de 1975 e lançada também em compacto),Detalhes (de Roberto e Erasmo Carlos, dueto com o Tremendão do álbum Erasmo Carlos Convida, de 1980) e Sonho Meu (samba de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, dueto com Maria Bethânia do álbumÁlibi, de 1978). Todos os discos da caixa trazem reprodução da capa e contra-capa original, exceção feita a Gal Canta Caymmi, cuja foto não pode ser reproduzida por questão de direitos autorais, o que obrigou aUniversal a providenciar outra arte, inferior à original. Gal Total é trabalho de fôlego, que dá uma visão bastante abrangente de uma fase de ouro da carreira da cantora.
www.galcosta.com.br
fonte original >> http://blogacordes.blogspot.com
Gal Total – Caixa c/ 17 CDs Mercury/Universal
A caixa Gal Total, produzida e coordenada pelo jornalista e pesquisador Marcelo Fróes, reune os 15 discos gravados porGal Costa na Philips/PolyGram, hoje Universal Music, entre 1967 e 1983. Marca também a volta da cantora baiana à gravadora, por onde lançará novo álbum em 2011, com produção de Caetano Veloso. Os discos da caixa foram todos remasterizados. Acompanha um CD duplo, Divina, Maravilhosa, com raridades.
O primeiro disco é Domingo (1967), produzido por Dori Caymmi e gravado por ela e Caetano Veloso. Foi a estreia dos dois artistas. Alterna faixas nas vozes de um e outro, e três duetos: Coração Vagabundo, Domingo e Zabelê. Gal Costa (1969), produzido porMaonel Barenbein com arranjos de Rogério Duprat, Gilberto Gil e Lanny Gordin, pontua a psicodelia tropicalista da intérprete, com canções como Não identificado, Se Você Pensa e duetos com Gilberto Gil (Namorinho de Portão, Sebastiana) e Caetano Veloso (Que Pena,Baby). No mesmo ano sai Gal, com arranjos e direção musical deRogério Duprat e temas como Meu Nome é Gal, Cinema Olympia,País Tropical (participação de Caetano Veloso e Gilberto Gil) e The Empty Boat (com Jards Macalé). Legal )1970), produzido por Manoel Barenbein com arranjos de Lanny Gordin, Jards Macalé e Chiquinho de Moraes, tem um dos maiores sucessos gravados por Gal Costa, a canção London, London, feita por Caetano Veloso em pelo exílio, e Eu Sou Terrível, clássico de Roberto e Erasmo Carlos. Fa-Tal – Gal a Todo Vapor (1971), originalmente um LP duplo, foi gravado ao vivo e produzido por Roberto Menescal (o show teve direção de Wally Salomão). No repertório, releituras de Falsa Baiana,Charles Anjo 45, Sua Estupidez e Assum Preto, entre outras. É um dos discos mais bem sucedidos da carreira de Gal Costa.
Em 1972 foi lançado o polêmico (pela capa) Índia, que mostrava detalhes da privilegiada anatomia da cantora. A censura, então com todo o gás, proibiu que o trabalho saísse com aquela capa. Para evitar prejuízos com o material gráfico já impresso, a gravadora optou por vender o álbum envolto num plástico azul, o que aumentou ainda mais a curiosidade do público, acarretando numa grande vendagem. No repertório, temas como Desafinado, Índia e Presente Cotidiano. Foi produzido por Gilberto Gil, com arranjos de Rogério Duprat e Arthur Verocai. Cantar (1974), produzido por Caetano Veloso e Perinho Albuquerque, teve como destaques Lua, Lua, Lua, Lua, Canção Que Morre No Ar, Até Quem Sabe e Flor do Cerrado (dueto comCaetano). Em 1976 Gal Costa gravou seu primeiro disco temático, totalmente dedicado à obra de Dorival Caymmi. Gal Canta Caymmi, produzido por Perinho Albuquerque, teve arranjos dele e João Donato e canções como Vatapá, Só Louco (que fez enorme sucesso após ter sido utilizada como tema de abertura da novela O Casarão), Dois de Fevereiro e São Salvador. Caras & Bocas (1977), também produzido por Perinho Albuquerque com arranjos dele e Tomás Improta, teve como sucessos Tigresa e uma versão em português de Augusto de Campos para Solitude, de Duke Ellington. Em 1978 veio Água Viva, outra produção de Perinho Albuquerque, com canções como Olhos Verdes, Paula e Bebeto, Qual é, Baiana? e O Gosto do Amor (dueto comGonzaguinha).
O ano de 1979 marcou o início de uma fase de grande sucesso comercial na carreira da artista com Gal Tropical, produzido porGuilherme Araújo e Roberto Menescal. No repertório, sucessos comoNoites Cariocas, Estrada do Sol, Dez Anos, Força Estranha e principalmente Balancê. Aquarela do Brasil (1980) trazia somente canções de Ari Barroso, entre elas É Luxo Só, Camisa Amarela, Na Baixa do Sapateiro, Folha Morta, No Tabuleiro da Baiana (dueto com Caetano Veloso). Foi produzido por Roberto Menescal eGuilherme Araújo, com pesquisa de repertório a cargo de Paulo Tapajós. Fantasia (1981) é o disco de maior sucesso na carreira deGal Costa até hoje. Produzido por Mariozinho Rocha com arranjos de Lincoln Olivetti, Gilson Peranzzetta e Guto Graça Mello, teve como sucessos Festa do Interior, Faltando Um Pedaço, Meu Bem, Meu Mal(que foi tema da novela homônima), O Amor, Massa Real e Açaí (com participação do Roupa Nova). Em Estrela, Estrela, Gal conta com deslumbrantes dobras de voz a cargo de Zé Luiz Mazziotti. Minha Voz(1982) foi outro sucesso estrondoso. Produzido por Mariozinho Rochacom arranjos de Lincoln Olivetti, Gilson Peranzzetta, Eduardo Souto Neto e do grupo Roupa Nova, teve como destaquesLuz do Sol (que ela regravou para o filme Índia, a Filha do Sol), Azul, Dom de Iludir e Bloco do Prazer. Em 1983 veioBaby Gal, que marcou o encerramento do vínculo da cantora com a PolyGram (no ano seguinte ela se transferiu para aBMG Ariola). Seguramente um dos seus discos mais pop, também foi produzido por Mariozinho Rocha, hoje diretor musical da TV Globo. Como sucessos Rumba Louca, Mil Perdões, Sutis Diferenças, Eternamente e Baby (com participação do Roupa Nova).
O CD duplo Divina, Maravilhosa tem 28 gravações raras de Gal Costa, extraídas de discos de outros intérpretes, trilhas sonoras e projetos especiais. Entre elas Dadá Maria (dueto com o autor, Renato Teixeira, quando a cantora ainda se assinava Maria da Graça; a dupla defendeu a canção no Festival da TV Record de 1967), Você Não Entende Nada (de Caetano Veloso, lançada em compacto no ano de 1971), De Amor Eu Morrerei (Dominguinhos/Anastácia, de um compacto de 1974), Teco-Teco (Pereira da Costa/Milton Vilela, lançada em compacto de 1975), Modinha de Gabriela (de Dorival Caymmi, da trilha da novela Gabriela, de 1975 e lançada também em compacto),Detalhes (de Roberto e Erasmo Carlos, dueto com o Tremendão do álbum Erasmo Carlos Convida, de 1980) e Sonho Meu (samba de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, dueto com Maria Bethânia do álbumÁlibi, de 1978). Todos os discos da caixa trazem reprodução da capa e contra-capa original, exceção feita a Gal Canta Caymmi, cuja foto não pode ser reproduzida por questão de direitos autorais, o que obrigou aUniversal a providenciar outra arte, inferior à original. Gal Total é trabalho de fôlego, que dá uma visão bastante abrangente de uma fase de ouro da carreira da cantora.
www.galcosta.com.br
fonte original >> http://blogacordes.blogspot.com