Páginas

29.10.10

A Pena e a Lei - Comemorando os 40 anos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, estreia em 8 de outubro na Casa de Cultura Elbe de Holanda o espetáculo" A Pena e a Lei".

A Pena e a Lei



Comemorando os 40 anos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, estreia em 8 de outubro na Casa de Cultura Elbe de Holanda o espetáculo A Pena e a Lei.

A Pena e a Lei  e o Movimento Armorial

No ano em que se comemora os quarenta anos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, o Gatig (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador) apresenta o espetáculo musical A Pena e a Lei, do consagrado autor paraibano, com recursos do Fundo de Apoio ao Teatro – FATE - da Prefeitura do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura.

O movimento tem como objetivo criar arte erudita a partir da cultura popular nordestina e abarca as mais diversas manifestações, música, dança, teatro, literatura, cinema, artes plásticas, arquitetura entre outros. Segundo Suassuna, "A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos folhetos do romanceiro popular do nordeste (literatura de cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus cantares, e com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares com esse mesmo romanceiro relacionados".


Resumo

A comédia A Pena e a Lei é, segundo o autor, “uma farsa da moralidade, uma tragicomédia, que apresenta a disputa dos homens pelas mulheres e pelos bens materiais, enganando uns aos outros, usando de poderes e outras táticas para alcançarem seus objetivos. Um vale-tudo no qual prevalece o famoso ‘jeitinho brasileiro’, que nem sempre dá certo”.

Baseado em elementos da cultura popular nordestinas, o musical diverte e provoca reflexões sobre a situação daquele povo, além de possuir canções interpretadas ao vivo e atores/cantores contracenando com mamulengos.

Sinopse

A peça apresenta-se em três atos numa trama de enganos e traições, retratando os valores e a moral do povo sofrido do sertão.  
Tudo se passa em Taperoá, uma pequena cidade do Nordeste. O primeiro ato, Inconveniência de ter Coragem, é um hilário quadrângulo amoroso entre o negro Benedito, que adora aprontar, a casadoira Marieta, Cabo Rosinha e Vicentão, dois cabras valentes e fortes. No segundo ato, O Caso do Novilho Furtado, temos Mateus, acusado de ter roubado um novilho ao patrão Vicente Borrote, que consegue ser inocentado por meio da articulação de Benedito ao apresentar testemunha inconteste: o Padre Antônio, que no entanto é surdo, caduco e atrapalhado. No terceiro ato, O Auto da virtude e da esperança, os personagens chegam diante da Justiça Divina, onde discutem a causa das respectivas mortes, envolvendo lições e críticas de conduta, em que até o Cristo é acusado de ter criado toda a confusão do mundo.

Ficha técnica
ELENCO: Carlos Albuquerque, Daniel Santamaria, Diogo Camargos, Enildo Dellatorre, Flavio Ferreira, Jefferson Schroeder, Julyane Bodini, Júnior Dantas, Márcio Aguena e Nilson Quirino
Músicos: Gustavo Lyra e Jéssica Sicsu
Direção Geral: Jorge Ferreira Sorriso
Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
Ass. Direção, Cenografia e Adereços: Inalda Pimentel
Figurinos: Christina Augusto e Jhonatas Santana
Ass. Figurino: Lu Cuelho
Iluminação: Daniel Schneider
Preparação Corporal: Alessandra Lemos
Assessoria de Imprensa: Norton Tavares
Design Gráfico: Bruno Eschenazi
Produção: Anna Lourusso, Fernanda Faria e Paloma Varejão
Realização: CCEH, GATIG e FLUXOS Produções artísticas

Serviço
Temporada: de 8 a 31 de outubro de 2010 – sextas, sábados e domingos às 20h
Local: Sala Castro Gonzaga – CASA DE CULTURA ELBE DE HOLANDA
(R. Eng. Rozauro Zambrano, 302 – Jardim Guanabara - Ilha do Governador | Tel: 2466-0661 / 2466-0100)
Ingressos: R$20,00 | R$10,00 (meia)
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos

 PROMOÇÃO: imprima o folheto e ganhe 50% de desconto no ingresso!!!




Orquestra Imperial + Dj Malboro - Rival + Tarde -

Orquestra Imperial + Dj Malboro - Rival + Tarde -
Ensaio Aberto - de 8 de setembro a 29 de Dezembro - todas as quartas 21h:30 -