Páginas

19.11.10

Co-produção e espetáculo de Recife são atrações do FestLuso nesta sexta


sexta, 19 de novembro de 2010 • 17:03
Noticias
O FestLuso 2010 prossegue com a sua maratona de espetáculos e esta sexta-feira (19) é dia dos espetáculos nordestinos. No Teatro João Paulo II, às 18h30, será apresentada a co-produção lusófona “Quando As Máquinas Param” e o 4 de Setembro, às 20h30, recebe a peça recifense “Negro de Estimação”.

“Quando as Máquinas Param” estreou em julho deste ano e é uma produção do Grupo Harém de Teatro (Piauí) e do Teatro Extremo (Almada-Portugal). A montagem lusófona do texto de Plínio Marcos é dirigida pelo português Fernando Jorge e encenada pelos atores piauienses Francisco Pellé e Bid Lima. O espetáculo tem sonoplastia de José Dantas, cenografia de Gualberto Júnior e iluminação de Celestino Verdades, também português.Explorando a temática da violência contra a mulher, a peça já participou de festivais internacionais e é um dos símbolos de intercâmbios artísticos que nascem na comunidade lusófona.

A co-produção começou a ser pensada em 2009 pelos grupos e pôde ser executada depois de vencer o Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, do Ministério da Cultura. Os grupos receberam ainda apoio do Ministério da Cultura de Portugal, através da DG Artes, e da Câmara Municipal de Almada.

De Recife, o ator Kléber Lourenço traz o seu solo de teatro-dança “Negro de Estimação”. A proposta do trabalho é uma investigação no corpo do criador/intérprete enquanto negro, no movimento dos corpos cotidianos e míticos, nas danças e rituais do candomblé, traçando um paralelo entre a cena artística e a ritualística. Uma pesquisa nos estados corporais do intérprete. Construção e desconstrução de espaço, tempo e movimento, gerando ação-físico-dramática.

A dramaturgia do trabalho tem como base a adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”, do também pernambucano Marcelino Freire, ganhador do prêmio Jabuti de Literatura 2006 como melhor livro de contos. A Co-direção é de Marcondes Lima; cenografia do artista plástico Bruno Vilela; figurinos do diretor de arte Luciano Pontes; trilha sonora do produtor musical Zé Guilherme Allen e criação de luz da lighting designer Luciana Raposo.

Os espetáculos têm entrada franca e os ingressos já estão disponíveis nas bilheterias dos teatros. A programação completa do festival pode ser conferida no www.festluso.blogspot.com
.

Orquestra Imperial + Dj Malboro - Rival + Tarde -

Orquestra Imperial + Dj Malboro - Rival + Tarde -
Ensaio Aberto - de 8 de setembro a 29 de Dezembro - todas as quartas 21h:30 -